• conheceradeusadv@gmail.com

Estudo Especial: Crescimento Cristão

"Início: conversão"

Mateus 18:1-4. 1- Naquela mesma hora chegarem-se a Jesus os seus discípulos e perguntaram: Quem é o maior no reuno do céu?

2- E Jesus, chamando um criancinha, colocou-a no meio deles.

3- E disse: Na verdade eu vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornades como criancinhas, de modo algum entrareis no reino do céu.

4- Portanto, todo aquele que se humilhar como esta criancinha, esse é o maior no reino do céu.

João 3:1-15. 1- Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um governates dos judeus; 2- este veio de noite a Jesus, e lhe disse: Rabi, nós sabemos que és mestre vindo de Deus; porque nenhum homem pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não tiver com ele.

3- Respondeu-lhe Jesus, dizendo: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um Homem não nascer de novo, ele não pode ver o reino de Deus. 4- Nicodemos disse a Ele: Como pode um homem nascer, sendo ele velho? Pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer?

5- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer da água e do Espírito, ele não pode entrar no reino de Deus. 6- O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espirito. 7- Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

8- O vento sopra onde quer, e tu ouve o seu som mas não sabes de onde vem, e para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. 9- Nicodemos respondeu e lhe dise: Como pode ser estas coisas?

10- Jesus respondeu e disse-lhe: tu és mestre em Israel e não entendes estas coisas? 11- Na verdade, na verdade eu te digo que nós falamos o que sabemos, e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho.

12- Se eu vos falei de coisas terrenas, e vós não cresdes, como pois crereis, se vos falar das coisas celestiais? 13- E nenhum homem subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o filho do homem que está no céu.

14- E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado; 15- para que todo o que nele crẽ não pereça, mas tenha a vida eterna.

Comentando os Textos

  • Por Fábio Soares

    Estes estudos têm por finalidade direcionar o remanescente no caminho correto do crescimento como verdadeiros cristãos, verdadeiros súditos do reino celestial. Aqui compreenderemos as verdades que compõem o caminho que Cristo caminhou, e cabe a cada um dos seus seguidores compartilhar do mesmo privilégio, o de ser guiado por Deus até estarmos prostrados em Sua presença.

  • Por Fábio Soares

    Mateus 18:1-4 Aqui Jesus nos mostra que todos os que querem ser grandes devem se permitir serem humilhados quando as circustâncias assim requererem, e essa humilhação começa pela conversão, pela mudança de um caminho que conduz a morte, para um caminho que cunduz a vida, e aceitar essas repreensões devido por ainda acariciar hábitos do outro caminho.

    Joâo 3:1-15 Esses textos pecisasm de um pouco mais de análise, pois cada colocação feita por Jesus necessita de um estudo minucioso, cada colocação tem uma importância peculiar ao crescimento, devido ao motivo de se referir a um novo nascimento, uma nova educação, um novo caminho. compreenderemos melhor esses textos logo mais.

    Começaremos a analizar os texto pela apresentação de Nicodemos: No texto ele é apresentado como um dos governates dos judeus, e mesmo ele possuindo tal cargo, se dirige a Jesus como mestre reconhecendo a autoridade de Cristo, porém ele não se refere apenas dele, o texto nos mostra que ele fala em nome de outros usando a colocação "nós".

    Cristo em contra partidade não lhe faz perguntas, demostrando assim que esta familiarizado com o motivo de sua visita, e confirmando assim sua posição mensionada por Nicodemos, Crisro já lhe revela do que consiste o reino de Deus, indo direto ao ponto Cristo poupa tempo tanto Dele mesmo como do visitante, e lhe indica o caminho que todo súdito celeste deve percorrer aqui na terra dizendo: "Nescessário vós é nascer de novo " e da detalhes do que consiste esse novo nescimento.

    Como em nosso primeiro nascimento, onde somos conduzidos por nossos pais e somos guiados a caminhos errados Êxodo 20:5., somos conduzidos pelo Espirito Santo a fazer a vontade de Deus, com plena confiança em Sua direção, não fazendo conta de onde estamos, nem pra onde vamos, nesse novo nascimento. Quantas e Quantas vezes não nos deparamos com situações que seriam possível apenas pela direção de Deus? e isso ocorre quando nos colocamos sobre a direção do seu Santo Espirito, quando decidimos não viver mais o velho homem, e somos obediênte a vontade de Deus, a guarda de Seus mandamento se torna conseguencia, fazendo assim juz à palavra de Jesus:" Porque Meu julgo é suave e Meu fardo e leve"

    Porém Nicodemos não compreendeu a princípio as palavra de Jesus, e Jesus lhe faz uma colocação e repreensão ao qual serve de instrução a todos que querem servir a Deus Dizendo: "Na verdade, na verdade eu te digo que nós falamos o que sabemos, e testemunhamos o que temos visto; Aqui a reprensão é direcionada a todos que serevem a Deus de forma equiocada, Nicodemos foi ate Jesus como um dos principais dos Judeus, e ficou confuso em relação as instruções de Jesus, notou que não conhecia a quem servia, e Cristo nos instrui a conhecer sobre o que falamos ou de quem falamos (Deus); para darmos verdadeiro testemunho da atuação de Deus em Nossa vida

    Precisamos ter esse novo nascimento para crescer no conhecimento de Deus atravez da atuação do Espirito Santo em nossa vida, e assim conduzir outros nesse caminho, deixando as coisas terrenas, e recebendo a sabedoria celestial.

Estudo Especial: Crescimento Cristão

"2ª Parte: Novo Caráter"

Lucas 2:52. E Jesus crescia em sabedoria e estatura, e na graça para com Deus e os homens.

Lucas 3:3-16. 3- Então ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados. 4- Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas.

5- Pois que todo o vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas se transformarão em retas e os caminhos acidentados serão aplanados. 6- E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Deus oferece”. 7- João repreendia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura?

8- Produzi, então, frutos que demonstrem arrependimento. E não comeceis a cogitar em vossos corações: ‘Abraão é nosso pai!’. Pois eu vos asseguro que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. 9- O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”. 10-, E as multidões lhe rogavam: “O que devemos fazer então?”

11- Diante do que João as exortava: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta”. 12- Chegaram inclusive alguns publicanos para ser batizados. E indagavam: “Mestre, como devemos proceder?” 13- E João lhes respondeu: “Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito”. 14- Então um grupo de soldados lhe inquiriu: “E quanto a nós, o que devemos fazer?” E ele os orientou: “A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário”.

15- A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando em seus corações se porventura João não seria o Cristo. 16- Então João esclareceu a todos: “Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Comentando os Textos

  • Por Fábio Soares

    Em Lucas 2:52 nos é revelado no consiste o crescimento de Cristo, ao qual todos nos devemos estudar para obter o mesmo crescimento.

  • Por Fábio Soares

    Já em Lucas 3:3-16 temos um vislumbre do processo ao qual Cristo nos orienta, tanto no tocante ao arrependimento e crescimento cristão, como o de mensageiro ao qual tal crescimento nos prepara.

    Vamos considerar o papel do mensageiro: João Batista segundo o próprio Cristo homem ao qual o mundo não era digno, vivia pelo Espirito Santo percorrendo as regiões que lhe era proposto, "então percorreu toda a região próxima ao jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados." (lucas 3:3) e vivia como Jesus avia informado a Nicodemos " O vento sopra onde quer, e tu ouve o seu som mas não sabes de onde vem, e para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." (João 3:8.); João pregava algo novo, porém,já previsto nas santas escrituras ( Batismo de arrependimento), o batismo é algo figurado que marca um ponto de partida para uma nova vida, que resulta em algo literal, mudança de caráter,Isaías: “Voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, tornai retas as suas veredas.

    Esse caminho mencionado é nada mais que nossa vida, tal mudança é o preparo necessário para receber de Deus a Sua salvação "E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Deus oferece”( João 3:6.). Todos verão a salvação de Deus, porém os que se prepararem para receber a Jesus receberão sua salvação

    Nas palavras de João esta implícita duas caracteristicas de pessoas, as sincéras e as hipócritas; recebendo assim a repreenção de João Btista: “Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura?" (João 3:7.) . Todo arrependimento é passivo de mudanças ao qual é revelado em nosso caráter, pois todo arrependimento que não resulta em mudança de vida é hipocresía, e será cortada do povo de Deus e jogado no fogo (Líteralmente)

    Os sinceros lhe rogavam: o que deveriam fazer? e estavam entre eles: publicanos e soldados, cada uma dessas classes com seus pecados peculiares a sua profissão; e João orientou a todos no modo em que deveriam proceder em suas vidas, tal trabalho de João em: proclamar, repreender e orientar revelava ao mundo sua cidadania, a ponto de cogitarem ser ele o Cristo.

    Tal caracteristas devem exitir nos professos cristãos para merecerem ser comparado a Cristo, e assim sendo o caminho para a volta de Cristo será melhor que o anterior.

Estudo Especial: Crescimento Cristão

"3ª Parte: Vencer o Tentador"

Mateus 4:1. Jesus foi então conduzido pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.

Mateus 4:2-11. 2- Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3- O tentador aproximou-se então dele e disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães”. 4- Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’”.

5- Então o Diabo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe: 6- “Se tu és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra’”. 7- Contestou-lhe Jesus: “Também está escrito: ‘Não tentarás o SENHOR teu Deus’”. 8- Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor.

9- E propôs a Jesus: “Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares. 10- Ordenou-lhe então Jesus: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a Ele servirás’”. 11- Assim, o Diabo o deixou; e eis que vieram anjos, e o serviram. Jesus inicia seu ministério

Comentando os Textos

  • Por Fábio Soares

    O vento sopra onde quer, e tu ouve o seu som mas não sabes de onde vem, e para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. (João 3:8) Jesus deveria passar pelo processo que mais tarde lhe daria razão ao diser: "Ai vem o príncipe desse mundo e nada ele tem em Mim."

  • Por Fábio Soares

    O inimigo das almas está ao redor espreitando o melhor momento para agir, ele esta nos estudando para ver onde podemos seder as suas tentações.

    Cristo é o exemplo de vitória que devemos copiar, vencer onde Ele venceu,e como Ele venceu, compreenderemos como logo mais!